sexta-feira, 22 de julho de 2011

SELEÇÃO DA DÉCIMA RODADA DO BRASILEIRO

21/07/2011 08h30 - Atualizado em 21/07/2011 08h30

Troféu Armando Nogueira: Paulinho, pulmão do Timão e craque da rodada

Ceará e São Paulo também marcam boa presença na seleção da décima rodada. Destaques para o atacante Washington e o volante Casemiro

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
 
Líder incontestável do Campeonato Brasileiro, o Corinthians tem impressionado pela sua eficácia dentro e fora de casa. E um dos pilares da brilhante campanha corintiana tem sido o versátil Paulinho. Implacável na marcação, ele também encontra tempo para ajudar o setor ofensivo com seus golzinhos. A vitória desta quarta-feira sobre o Botafogo (2 a 0) reflete bem essa importância, já que coube a ele a tarefa de fechar o placar. Com a bela exibição, o volante conquistou o prêmio de craque da décima rodada do Troféu Armando Nogueira. O meia Danilo é outro destaque do Timão que representa o clube na seleção da rodada.

O Ceará não deixou por menos e, com a expressiva goleada por 4 a 0 sobre o América-MG, emplacou três jogadores no time da décima rodada. Os laterais Boaideiro e Egídio foram peças-chave para o esquema ofensivo adotado pelo técnico Vágner Mancini. No ataque, o artilheiro Washington cumpriu seu papel da melhor forma possível e chegou a cinco gols no Campeonato Brasileiro, um menos do que Montillo (Cruzeiro), líder da tabela de goleadores.
Seleção da 10ª rodada do brasileirão (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
Vale lembrar que a seleção do campeonato é montada após a apuração das médias de todos os jogadores que disputaram ao menos 13 partidas no Brasileirão. Os autores das notas são sempre os comentaristas do SporTV e repórteres do GLOBOESPORTE.COM. Confira como ficou toda a seleção da décima rodada.

GOLEIROS


Com três defesas de grande dificuldade, o goleiro Marcelo Grohe foi o principal responsável para que o Grêmio saísse do Estádio Orlando Scarpelli com um ponto. O lance capital para que o 0 a 0 no placar se mantivesse foi a defesa de pênalti em cobrança de Elias. Isso aos 45 minutos do segundo tempo. Por conta deste resumo, Grohe recebeu a nota 7,5, sendo o melhor de sua posição na rodada. Rogério Ceni (São Paulo), Marcelo Lomba (Bahia) e Diego (Ceará) merecem destaque pelas suas atuações.

LATERAL-DIREITO


Peça fundamental na goleada do Ceará por 4 a 0 sobre o América-MG, o lateral-direito Boiadeiro parece ter voltado à excelente fase que viveu no primeiro semestre, quando ajudou a levar o Vozão ao título estadual e à semifinal da Copa do Brasil. No último domingo, ele foi decisivo ao dar assistências para o terceiro e quarto gols do clube nordestino e recebeu nota 8 pelo bom desempenho. Maranhão (Coritiba) e Cicinho (Palmeiras) também foram bem contra Fluminense e Flamengo, respectivamente.

ZAGUEIROS


Sobriedade e soberania nas bolas aéreas são características marcantes de Rhodolfo. A boa performance fez com que o zagueiro se tornasse o novo xerife da zaga do São Paulo. No último domingo, ele comprovou a fama ao parar o atacante Leandro Damião, artilheiro da temporada no Brasil com 24 gols, e foi um dos destaques do triunfo tricolor sobre o Colorado por 3 a 0, no Beira-Rio. Por conta da boa participação em Porto Alegre, ganhou nota 7,5. Gustavo Bastos, do Avaí, recebeu a mesma avaliação e forma a dupla de zaga da rodada com o são-paulino. O defensor avaiano não deu brecha para o ataque do Atlético-GO e colaborou para que seu time conquistasse a primeira vitória (1 a 0) no Brasileirão de 2011. Fabrício (Ceará) e Welinton (Flamengo) ganham menção honrosa pelas boas atuações que tiveram.

LATERAL-ESQUERDO


Cedido pelo Flamengo depois de um bom início de competição pelo Rubro-Negro, Egídio se aproveitou da suspensão de Vicente e estreou pelo Ceará em grande estilo. Com uma boa saída de bola, o lateral-esquerdo usou a sua velocidade para levar o seu time ao ataque por diversas vezes. Fez por merecer a nota 7. Romano (Avaí) e Fábio Santos (Corinthians) foram outros destaques da posição nesta rodada.

VOLANTES


Típico jogador moderno, Paulinho demonstra capacidade de marcação impressionante e categoria para fazer o time jogar. Com este estilo multifuncional, o volante teve participação preponderante na sétima vitória consecutiva do Corinthians. Além de ser impecável no combate, mostrou oportunismo no fim da partida ao marcar o segundo gol do Timão, o seu terceiro na competição. Todos esses fatores o fizeram ganhar o prêmio de craque da rodada com a nota 8,5. O jovem Casemiro, do São Paulo, recebeu meio ponto a menos pela imponente atuação diante do Inter em Porto Alegre. O jogador da Seleção Brasileira sub-20 fez o primeiro gol tricolor e apareceu bem em outros lances nos setores ofensivo e defensivo. Ralf (Corinthians), Danilo (Santos) e Wilson Pittoni (Figueirense) são os demais volantes com boas exibições na rodada.

MEIAS


A sombra que a chegada de Alex teoricamente proporcionaria parece ter feito muito bem ao meia Danilo. Jogador de classe, ele vem mantendo uma regularidade impressionante comandando o meio de campo do Corinthians. Na boa vitória sobre o Botafogo, no Rio, Danilo ditou o ritmo do time treinado por Tite, o que explica bem o motivo de ganhar a nota 7,5. De volta à titularidade, Tcheco reviveu seus velhos tempos de maestria e liderou o Coritiba no incontestável triunfo por 3 a 1 sobre o Fluminense. Apesar de ter sido numa cobrança de escanteio, sua assistência para o gol do zagueiro Pereira foi primorosa. Com tudo isso, foi avaliado com a nota 7 pelo grande jogo que fez. Montillo (Cruzeiro) e Maicon (Figueirense) também se destacaram.

ATACANTES


Washington e Wallyson bem que poderia ser uma dupla sertaneja. Porém, como não ingressaram na carreira musical, restou aos jogadores de Ceará e Cruzeiro, respectivamente, a formação da dupla de ataque da seleção da décima rodada. O camisa 9 do Vozão marcou duas vezes diante do América-MG. Com um gol de oportunismo e outro de extrema categoria, conquistou a nota 8. Wallyson não ficou atrás e foi decisivo para que o Cruzeiro superasse o Bahia por 2 a 1. Além de anotar os dois gols celestes, deu trabalho dobrado para a retaguarda baiana e ficou com a mesma nota do "companheiro de ataque".  Alecsandro (Vasco) também merece ser lembrado pela atuação decisiva na vitória cruz-maltina sobre o Atlético-PR, de virada, por 2 a 1. Para o azar dele, a seleção desta rodada não foi escalada com três atacantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário